sábado, 5 de novembro de 2011

Joaquim Moncks no Blog Literatura no Detalhe

6 comentários:

  1. Anand Rao, querido e antigo amigo! Obrigado por me haveres distinguido com a presente entrevista, por ocasião da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Apesar do barulho existente no restrito local de pouco mais de 100 metros quadrados, em que haviam mais de 80 pessoas, por ocasião do lançamento da obra coletiva que leva o meu nome (Joaquim Moncks & Amigos), e do calor de mais de 35 graus, tive a oportunidade de fazer algumas considerações que me pareceram oportunas e necessárias, mesmo que incisivas e críticas, como é de minha natureza como analista literário. Por vezes, tive de gritar para que ficasse entendível o assunto a que me referia, pelo que peço escusas aos leitores... Revendo várias vezes apeça gravada, percebo que há elementos importantes pra discussão pelos seletos leitores deste blog. Mais um vez grato pela oportunidade de figurar entre os entrevistados. Cada vez mais percebo a importância dos sites e blogs para a literatura, e, em particlar, para o associativismo poético. Abração do poetinha JM.

    ResponderExcluir
  2. Em 21 de Março de 1981 Joaquim Moncks autografou um livro chamado Força Centrífuga, 2ª Edição, para a minha mãe (já falecida) Wilma. Em 4 de novembro de 2011 Joaquim Moncks autografou o livro BULA DE REMÉDIO, 1ª Edição, para a minha filha (8 anos) Maiara.
    Trinta anos descobrindo Joaquim Moncks e descobrir Joaquim Moncks é descobrir no indivíduo os valores do universo, é descobrir no universo a diversidade de um só homem. Descobrir na sua Obra a dicotomia universal, tal e qual Fernando Pessoa. Incríveis pedras preciosas escondem-se sob as forças de suas poesias e, até, as pedras não lapidadas brilham contra a luz. Sinto orgulho de ser seu amigo e fazer parte de sua história. Muito obrigado irmão Joaquim Moncks e felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Moncks:meu mestre e amigo!

    Por vezes palavras são ineficientes para expressar sentimentos e pensamentos...Neste momento perco-me entre um e outro.
    Sou discípula deste poeta que faz da poesia um perfume para sua alma...E, sua dedicação e amor por esta, transcende nossa capacidade de compreensão.
    Possivelmente tudo que escrevesse aqui seria muito pouco para este magnífico poeta.Muito obrigada por seres apaixonado pela poesia...Se em cada poema teu as palavras pudessem literalmente "brilhar" iluminariam a todos ...
    Poetinha como te auto defines,muito obrigada pelo amigo e por teres paciência com esta aprendiz.

    Beijo na alma,
    Soena Monteiro de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Poetinha... (?)
    Nunca ví tanta modéstia.
    Além de um grande escritor,
    Joaquim Moncks é crítico literário.
    "Joaquim Moncks no Detalhe":
    - Esse pássaro falante inquestionável,
    tem a "ciência" da poesia, todos os conceitos.
    Só tenho a agradecer-lhe como beneficiada.

    E você, Anand, pelos nossos laços,
    foi muito feliz em nos proporcionar essa
    entrevista. Você é um dos mais abrangentes
    Ativistas Culturais que já conhecí.
    Seus talentos (outros),
    todos, também são exclusivos!

    Paz e Poesia,
    Cecília Fidelli.

    ResponderExcluir
  6. "Poesia é a roupagem da palavra em seu dia de festa".
    - Joaquim Moncks.

    ResponderExcluir