terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estarrecido, entristecido e injuriado com o cancelamento da II BIP – Bienal Internacional de Poesia


Fiz parte da I Bienal Internacional de Poesia fazendo um workshop sobre musicalização de textos poéticos. Fui valorizado à época pelo organizador Antônio Miranda e este ano tentei fazer parte de novo mas, Miranda disse que a pauta já estava fechada apesar de reconhecer meu trabalho como valioso.

Não é por isso, por não ter tido chance de participar na II BIP que vou me calar e deixar a banda passar. Não. A Bienal de Poesia é fundamental no calendário cultural da cidade. Deixou marcas incomensuráveis quando da primeira edição e a maior lembrança que tenho foi a quantidade de saraus feitos pela cidade onde participei de um quando do lançamento do livro do poeta e jornalista residente em Cataguases, Ronaldo Werneck.

Hoje, lendo a mensagem enviada pelo poeta Alexandre Marino que publicou belo texto sobre a questão em seu site (www.alexandremarino.com) chamado Poesia Nômade não quero ficar calado e quero gritar e dizer que com o Governo do meu amigo e parceiro de tênis, joguei contra ele num torneio há muito tempo atrás, Agnelo Queiroz pensei que teriamos uma revolução cultural e total nesta cidade, o que sinto não está acontecendo.

Obviamente, não sei nem um terço das ações culturais que devem estar acontecendo. Sei sim tudo que é divulgado na mídia e a mídia não tem divulgado grandes feitos na área cultural por parte deste governo. Não quero aqui atirar pedras sem analisar, até porque conheço a poeta Lilia Diniz, séria em suas convicções e ações, e ela faz parte deste governo. Mas, quero pedir que vejam com cautela e avaliem a possibilidade da BIP (Bienal Internacional de Poesia) fazer parte definitivamente do calendário cultural da cidade.

Peço que Chico Leite, ex-poeta e hoje Deputado Distrital mais votado, antigo amigo veja a questão como prioridade e lute para que tal Bienal faça parte do calendário de 2012.

E quanto a Miranda, dou o meu testemunho, de que é respeitado no mundo. Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília e Editor do Site Antônio Miranda que reune inúmeros poetas, é um agitador sem igual, que respeita a todos e estimula a arte poética como poucos, um mestre por inteiro.

Enfim... Estou injuriado, entristecido e estarrecido com o cancelamento.

Anand Rao
Editor do Blog

Soninha Porto se diz por inteiro nesta entrevista - Sonia Port is said in this interview in full

Foto Sonia Porto
Soninha Porto. Diminutivo nunca, ela agita antologias e escreve poesia diuturnamente. Nesta entrevista ela vai se desnudar por inteiro.

Sonia, primeiro diga onde nasceu e sua formação profissional?

Soninha Porto – Querido Anand Rao, amigo de tanto tempo, obrigada sempre por suas amáveis palavras, estou feliz de estar em seus blog e deixo aqui um pouquinho do que faço, que na verdade não é nada demais, simplesmente interajo nas redes sociais, que é o grande barato do mundo virtual.
Nasci em Cruz Alta/RS, na região das Missões e sou formada em Comunicação Social, especialidade Relações Públicas.

Agora as influencias encima da literatura que produz?

Soninha Porto – Quando despertei para a poesia, um amigo inspirou-me a escrever, o Mestre Reikiano Moacir Sader, de Vila Velha/ES, a partir daí, me apaixonei pela poesia, e meus preferidos, que me inspiram e, com certeza me influenciam são Mário Quintana, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Leminski , Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes e por aí. 

Quantos livros publicados, prêmios literários e etc, dê uma geral sobre a sua vida literária?

Soninha Porto – Bem, livro meu só tenho um, o doEU (2009), nascido de uma oficina literária com o professor, músico, poeta e escritor, Ricardo Silvestrin.
Prêmios são surpresas maravilhosas, todos frutos do trabalho virtual e isso me deixa muito feliz. Escrevo como colunista no Site News Zap, de São Paulo, e a jornalista, poeta e grande amiga Elizabeth Misciasci, mantenedora e agitadora deste espaço e do Projeto ZAP, premiou-me por duas vezes como Honra ao Mérito 2009 e Destaque Cultural 2010. Em Porto Alegre fui surpreendida com o prêmio Mulher Destaque Cultural 2011 pela Academia de Letras e Artes de Porto Alegre, promovido pelo escritor Benedito Saldanha.

E a produtora Soninha, a que organiza antologias, eventos e etc. Dê um histórico dos eventos que já organizou, antologias que produziu, enfim, fale da “promouter” se é que assim podemos chamar, Promouter Soninha Porto.

Soninha Porto – Desde 2006 venho participando de antologias poéticas, ressalto a Antologia Delicatta, as da Casa do Poeta Rio-Grandense, onde iniciei como Assessora da Presidente em 2007 e as do Proyecto Cultural Sur, do Congresso de poesia de Bento Gonçalves. Participei da  Antologia do Belô Pético/ 2009 e da Coletânea da Imersão latina, em 2010, ambas de Belo Horizonte.
Da parceria com Ademir Bacca, Coordenador do Congresso de Bento, fizemos as lindas antologias da Poemas à Flor da Pele, em 3 edições (2008/2009/2010), que são sucesso no Brasil e pelo mundo afora. Em 2011, em carreira solo, criamos a Editora Somar, Eu e Márcia Fernanda Martins, jornalista e poeta, e estamos preparando-nos para a Feira do Livro de Porto Alegre,  com a antologia volume 4.
Tenho diversos blogs e escrevo como colunista para alguns, trabalho que me instiga a escrever, muito interessante. Lançamos agora em abril, no aniversário da Poemas, o troféu Poemas à Flor da Pele, 5 anos, num evento comemorativo dos mais badalados na internet. Lançamos, como presente aos seguidores do grupo, 3 e-books de arte e poesia no Recanto das Letras - deixo aqui o link para quem quiser se deliciar, com a beleza do trabalho, basta clicar em e-books:
Estamos preparando o livro infantil do grupo, Poemas à Flor da idade, volume 3, para o dia da criança e a novidade é o lançamento também pela Poemas, do livro Contos e Crônicas, volume 1, que também será lançado na Feira do livro de Porto Alegre.
Eventos já aconteceram em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, onde temos representantes do grupo e realizamos encontros , que ao final sempre são memoráveis. Vale citar e, sempre com meu agradecimento, os poetas que fizeram,  eventos pela Poemas em suas cidades, como é o caso de Nelson NcBelém/PA, na cidade, Bilá Bernardes, em Belo Horizonte/MG, em 2009; Rose Felliciano em Londrina/PR e Esther Gonçalves em Coroatá/MA, em 2010
Em 2011,além do nosso evento de 5 anos, em Porto Alegre, que reuniu poetas, músicos, bailarinos de diversos estados brasileiros, teve um evento em Cotia/SP, no mês de maio, que foi um arraso. Nos dias 26 e 27 de agosto estamos realizando um evento em Búzios/RJ, numa parceria da Poemas à Flor da Pele, com o grupo Fazendo Arte em Búzios, coordenado por Sonia Imamura, promete.

E na internet quais são os locais que nosso leitor pode te encontrar, e-mails, blogs, sites, onde pegar fotos tuas em ação poética enfim, conte-nos tudo, não esconda nada (risos).

Soninha Porto –Essa pergunta é capciosa, mas já estou preparada, (risos) fiquem à vontade, no orkut me acham como Soninha Porto mesmo e ai estão os links que mudaram minha vida.


E os projetos para 2011 (final) e 2012, quais são?

Soninha Porto – Bem, gostaria de escrever mais um livro de poesia e um de crônicas, colocar a Associação Cultural Poemas à Flor da Pele à frente de um grande projeto e fazer a poesia chegar a mais e mais pessoas.

E a mulher poeta, é valorizada, é discriminada, discrimina. E a mulher Soninha é valorizada, discriminada, discrimina. Fale do todo da mulher Soninha.

Soninha Porto – Não discrimino, faço parte de um grupo que abre as portas para novos na arte de escrever, mas também aos famosos, que  são muito bem-vindos! Se sou discriminada perdem tempo, pois a legião de seguidores das redes sociais,   deve fazer eles pensar duas vezes, que não vale a pena (risos). Creio que sou valorizada pelo que faço, se fosse de outra forma, não teria ninguém para participar das nossas antologias.
Soninha Porto é uma mulher feliz, tem 3 filhos lindos, que estão lutando em busca de suas verdades e de seus espaços.  As vezes ficam surpresos comigo, mas estão se acostumando. Amo do meu jeito, sou amada, adoro escrever, ler, fazer amigos, viajar, coordenar obras que façam a diferença no meio literário, mas também que sirvam de incentivo às pessoas, para que criem, mudem suas vidas, assim como mudei a minha.

E a família valoriza tua arte. O ditado Santo de Casa não faz milagre existe por aí. Como tua família vê a artista Soninha?

Soninha Porto – Eles prestigiam,  acham legal, mas quando estou de malas prontas para mais uma viagem a coisa fica meio preta, mas aos poucos estão percebendo que é o que me faz feliz.

E o governo brasileiro apoia a literatura independente financeiramente, há projetos financeiros voltados para a arte literária?

Soninha Porto – Sim o governo, pelo MINC, tem vários projetos para área cultural, pretendo chegar lá.

E a iniciativa privada apoia a literatura no Brasil?

Soninha Porto – Pelo que leio eventos de grande porte que se realizam pelo Brasil, a iniciativa privada apóia, até porque é interessaante para eles abater o investimento no Imposto de renda.
Ainda estou no sistema cooperativado, onde os poetas contribuem para a realização de eventos e livros. Mas é um sonho a ser buscado, ter os eventos da Poemas patrocinados pelo Governo e iniciativa porivada.

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Soninha Porto – Não amado, perfeita e tranquila a sua entrevista, desejo sucesso no seu espaço, querido Anand Rao, amigo de tanto tempo, obrigada sempre por suas amáveis palavras, estou feliz de estar em seus blog e deixo aqui um pouquinho do que faço, que na verdade não é nada demais, simplesmente interajo nas redes sociais, que é o grande barato do mundo virtual.
Anand Rao
Editor do Blog

Version in English by Google

Sonia Porto. Diminutive ever, she writes poetry anthologies and shakes diurnal. In this interview she will undress completely.

Sonia, first tell us where born and their professional training?

Sonia Porto - Dear Anand Rao, a friend of so long, thank you always for your kind words, I am happy to be on their blog and leave here a little bit of what I do, that really is no big deal, just interact in social networks, which The great thing is the virtual world.I  was born in Cruz Alta / RS, in the Mission and I graduated in Social Communication, Public Relations specialist.

Now on top of the influences that produces literature?

Sonia Porto - When I woke up to poetry, a friend inspired me to write, Reiki Master Moacir Sader, Vila Velha / ES, from there, I fell in love with poetry, and my favorites that inspire me and certainly I influence are Mário Quintana, Cecilia Meireles, Clarice Lispector, Leminski, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes and there.

How many books, literary awards, etc., give an overview of his literary life?

Port Sonia - Well, I only have one book, the hurt (2009), born of a literary workshop with the teacher, musician, poet and writer, Richard Silvestrin.Awards are wonderful surprises, all fruits of virtual work and it makes me very happy. I write as a columnist for the News Site Zap, São Paulo, and journalist, poet and close friend Elizabeth Misciasci, and agitating sponsor this space and ZAP project, awarded to me twice and Honors 2009 and 2010 Cultural Focus. In Porto Alegre I was surprised with the award for the 2011 Women Highlight Cultural Academy of Arts and Letters in Porto Alegre, promoted by the writer Benedict Saldanha.

And the producer Sonia, who organizes the anthology, events and more. Give a history of events has organized, produced anthologies which, after all, speaks of "promouter" if we can just call, Sonia Promouter Porto.

Sonia Porto - Since 2006 I have been participating in poetry anthologies, bounce Delicatta the Anthology, the Poet's House, Rio Grande, where he started as assistant to the President in 2007 and the Proyecto Cultural Sur, the Congress of the poetry of Bento Gonçalves. Participated in the beautiful Pético Anthology / Compilation 2009 and the Latin Immersion in 2010, both of Belo Horizonte.Partnership with Ademir Bacca, Coordinator of the Congress of Benedict, did the beautiful anthology of poems In the Mood for in three editions (2008/2009/2010), which are successful in Brazil and around the world. In 2011, solo, created the Sum Publisher, and I Márcia Fernanda Martins, journalist and poet, and we are preparing for the Book Fair of Porto Alegre, with the anthology volume 4. I have several blogs and I write as a columnist for some work that excites me to write, very interesting. Now launched in April, the anniversary of Poems, Poems trophy In the Mood for 5 years, at an event commemorating the most famous on the Internet. Launched as a gift to the followers of the group, three e-books of art and poetry in the Corner Lyrics - I leave here the link for those who want to enjoy with the beauty of the work, just click on e-books: (Http://www.soninhaporto.prosaeverso.net/)We are preparing the children's book group, age of the Flower Poems, Volume 3, the day of your new child and is also launching the Poems, the book Tales and Chronicles, Volume 1, which will also be launched at Book Fair of Porto Alegre.Events have already taken place in Brasilia, Porto Alegre, Rio de Janeiro and Sao Paulo, where we have representatives of the group and conduct meetings that the end is always memorable. It is worth mentioning, and always with my thanks, the poets did, Poems by events in their cities, as is the case of Nelson NcBelém / PA in the city, Bilhah Bernardes, Belo Horizonte / MG, in 2009; Felliciano Rose in London / PR Gonçalves and Esther in Coroatá / MA in 2010In 2011, in addition to our event five years in Porto Alegre, which brought together poets, musicians, dancers from several Brazilian states, had an event in Cotia / SP, in May, which was a hit. On 26 and August 27 we are holding an event in Buzios / RJ, a partnership between the Mood for Poems, Making Art with the group in Buzios, coordinated by Sonia Imamura, promises.

And what are the Internet sites that our readers can find you, emails, blogs, websites, where to get photos of yourself in action poetic finally, tell us everything, do not hide anything (laughs).

Sonia Port-This question is tricky, but I'm ready, (laughs) get comfortable, find me on orkut as Sonia Puerto same and there are links that have changed my life.
http://www.facebook.com/home.php? #! / soninhaporto

Columnist:


And the projects for 2011 (final) and 2012, what are they?

Port Sonia - Well, I would write another book of poetry and a chronic Poems Cultural Association put the Mood for ahead of a big project and make poetry more and reach more people.

And the woman poet, is valued, is broken, broken. And his wife Sonia is valued, broken, broken. Contact any of the women's Sonia.

Sonia Porto - Do not discriminate, I am part of a group that opens the door to the new art of writing, but also the famous, which are very welcome! If I am discriminated against lost time, as the legions of followers of social networks, should make them think twice, it's not worth it (laughs). I believe I am valued for what I do, if it otherwise would not have anyone to participate in our anthologies.
Sonia Porto is a happy woman, has three beautiful children who are struggling in search of its truths and its spaces. Sometimes they are surprised me, but are used to it. I love my way, I am loved, I love writing, reading, friends, travel, coordinating works that make a difference in the literary, but also serve to encourage people to create, change their lives, and changed my .

And the family appreciates your art. The saying of the Holy House makes no miracle out there. As your family sees the artist Sonia?

Sonia Porto - They prestige, think it's cool, but when I packed for a trip over the thing is half black, but are slowly realizing that is what makes me happy.

And the Brazilian government supports financially independent literature, there are projects focused on financial literary art?

Sonia Port - Yes the government, by MINC, has several projects for the cultural area, I intend to get there.

And the private sector supports the literature in Brazil?

Sonia Porto - From what I read large events that take place throughout Brazil, the private sector supports, because it is for them to kill interessaante investment in income tax.I'm still in the cooperative system, where poets contribute to events and books. But it is a dream to be pursued, have the events sponsored by the Government and Poems porivada initiative.

Something was pending that would like to put this interview?

Sonia Porto - not loved, peaceful and perfect your interview, I wish success in your way, dear Anand Rao, a friend of so long, thank you always for your kind words, I am happy to be on their blog and leave here a little bit of what I do , which actually is no big deal, just interact in social networks, which is the great thing in the virtual world.

Anand Rao
Editor's Blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Email publico para Soninha Porto – Public email to Soninha Porto

Rainha Soninha Porto,

És um dos maiores nomes da literatura brasileira na área poética.
Enviamos para você um e-mail há alguns dias com perguntas que compõe uma entrevista a ser publicada no Blog Literatura no Detalhe: http://literaturanodetalhe.blogspot.com/.
Em poucos dias de existência o Blog teve 500 acessos.
Temos certeza que assim que sua entrevista for publicada duplicará esse número.

Portanto nossos leitores aguardam sua resposta com ansiedade.

Informamos que este e-mail será publicado no Blog para que os leitores saibam da ativida diária de nossa redação.

Sucesso para todos nós,

Anand Rao
Editor do Blog

English by Google Translate

Queen Sonia Porto

You are one of the biggest names in Brazilian literature in the field of poetry.
We send you an email a few days with questions that make up an interview to be published in detail in Literature Blog: http://literaturanodetalhe.blogspot.com/.
In a few days of existence the blog had 500 hits.
We are sure that once the interview is published double that number.

So our readers eagerly await your response.

Please be advised that this email will be published on site so readers know of the daily activities of our writing.

Success for all of us

Anand Rao
Editor's Blog

English by Google Translate

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Depoimento para o escritor, para mim poeta, Menezes Y Morais – Por Anand Rao

Menezes e Companheira

Hoje, 18 de Agosto, Menezes Y Moraes, parceiro e amigo querido lança um romance.

Comecei a compor com Menezes nos idos dos anos 80. Já tivemos discussões, inclusões, foi ele que agitou inúmeros eventos poéticos na capital, enfim, conheço-o muito bem.

Hoje não irei ao seu lançamento pois, estou trabalhando muito para dinamizar, divulgar e valorizar a minha arte musical mas, quero aqui dizer que é um dos melhores poetas que já conheci, trata a palavra como se estivesse regendo um concerto, as vezes a batuta dá o tempo mais forte, outras vezes a melodia dos sonhos, ele é um maestro das palavras.

Seus livros sempre me contagiaram pelos títulos, sempre magos, dificilmente metonímicos, sempre metafóricos. São vários anos de caminhada e de luta em pról da arte poética e eu musicando seus poemas. Como romancista não conheço o seu trabalho, abaixo, você lê nmatéria do Correio sobre o livro a ser lançado onde ele se auto-define como poeta, portanto, o texto romantico do mesmo deve ser um concerto em Dó ou Fá Maior.

Fica aqui minha gratidão à vida por ter conhecido este polêmico, determinado e vibrante líder do Coletivo de Poetas, publicação que faz há anos reune vários poetas de Brasília.

Crítico fervoroso de minha poesia e admirador da minha música nunca passei despercebido por este poeta e nem tão pouco ele por mim, daí, publico este depoimento e a matéria que saiu hoje no Correio Braziliense no Blog Música no Detalhe (http://musicanodetalhe.blogspot.com/) e no Literatura no Detalhe (http://literaturanodetalhe.blogspot.com/) e parabéns ao jornalista Felipe Moraes bem como ao Correio por ter dado espaço para cultura de Brasília.

Anand Rao
Jornalista

ABAIXO O TEXTO DO CORREIO:

Menezes y Morais lança novo livro: um romance ambientado na capital federal


Publicação: 18/08/2011 09:39 Atualização:


O escritor detalha o livro A íris do olho da noite: personagens reais e também com a cara de Brasília


Desde adolescente, Menezes y Morais senta-se em frente à mesa de trabalho e só sai dali quando consegue se libertar dos pensamentos que antes ocupavam a sua mente. Quando firma os pés no chão e levanta-se da cadeira, é inevitável, ele reclama de dor, as costas estão moídas. Sua mãe, Isabel Menezes de Morais, costumava gritar para ele: “Vem comer, meu filho!”. Hoje, não é mais assim. Mas a produção ainda é obstinada, esfomeada: de 20 livros inéditos, já publicou 11. O mais recente é o romance A íris do olho da noite (Thesaurus), que ele lança hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem. Mais chegado à poesia, Morais diz que a ficção o consome durante várias estações. “Passo de dois a quatro anos em processo de gestação. Quando não tem mais como correr daquilo, faço um espelho dos personagens, me sento diante do computador e só Deus sabe”, explica.

Dos nove volumes restantes, ele ainda guarda um romance, uma novela, um livro de contos, um de ensaios de história e uma coletânea de entrevistas (com Cora Coralina, Jorge Amado e outros autores). O resto é poesia. “Me considero essencialmente poeta. Mas isso não quer dizer que, aqui, eu seja um poeta de férias escrevendo um livro. São métodos diferentes”, delineia. No caso de A íris, o processo começou ainda no século passado e só terminou em 2006. De lá para cá, veio “apertando parafusos, melhorando a linguagem”.

O cuidado do escritor, natural de Altos, no Piauí, foi em criar uma escrita com a cara de Brasília. A história concentra conflitos e discussões em torno de um casal liberal: um economista e uma professora, formados na UnB, e pais de dois filhos pré-adolescentes. A malha narrativa, adianta Morais, não cede ao melodrama. “Não cai no sentimentalismo ou na tragédia. É um romance de ideias, psicológico, e com um pouco de história real”, classifica.

De carne e osso
Em meio aos conflitos, discussões e encontros, aparecem personagens reais da cidade: o poeta Cassiano Nunes e o compositor Renato Matos, por exemplo. Morais segue a trilha deixada por Dante Alighieri na Divina comédia. “Pessoas que Dante não gostava foram colocadas no purgatório ou no inferno”, diverte-se. “Essa técnica foi retomada por Balzac e Jorge Amado. Na minha visão, é uma sacudida no leitor. E faz com que ele pense: ‘É ficção ou realidade?’”, continua.

Formado em jornalismo, Morais aprendeu a amar a literatura por incentivo da mãe, que o alfabetizou com livros de cordel. Na rede instalada na varanda de casa, o menino gostava de se espreguiçar para trás e ficar de cabeça para baixo, enquanto ouvia as frases saindo da boca da mãe. Pai de seis filhos — um já falecido — e avô de três netos, ele vê a literatura local como madura e com identidade própria. “Temos muita gente produzindo coisas boas no teatro, na literatura, no cinema e na música. Brasília já tem uma dicção própria em todas essas áreas”, acredita. E trata a escrita como uma atividade ao mesmo tempo egoísta e generosa. “É um ato solitário e radicalmente solidário”, diz.

Leia trecho do livro A íris do olho da noite, de Menezes y Morais :

De sútibo, nos umbrais do tempo
 
Na primeira vez que o Homem acordou de súbito, a sensação de mal-estar foi ainda mais estranha. "Instalou-se a crise?", indagou, nos subterrâneos d'alma. Tudo era hiperesquisito: a Mulher, os filhos, a cumplicidade do quarto (não o apartamento como um todo), a vida lá fora e.. a Vizinha do lado!, cujo assédio lhe desafia a provação monogâmica e lhe infla o ego de ser humano desejado; mas ele não permitia que o assédio passasse de olhares, sorrisos, insinuações. Certa vez ela tocou a campainha do apartamento, vestida apenas "de shortinho apertadinho e curto", conforme o relato da Mulher, que abriu a porta e a atendeu. Desconcertada, a bela Vizinha perguntou pelo Homem, disse que apertara a campainha porque precisava de um roldo emprestado, para limpar o apartamento, o dela desapareceu na mudança. A Mulher contou isso para o Homem com ar de cizânia, porém aceitou os argumentos de defesa e acalmou-se. O pensamento do Homem focou-se nas contas atrasadas de água e condomínio, na alta do preço da sobrevivência diária, no patrão e no sistema que, sem mais nem menos, lhe tiram do sério. O que fazer? Especialmente o sistema, visto que o patrão pode ser apenas mais uma de suas vítimas, deixava o Homem num estado de nervos no qual se desconhecia.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Poeta Anand Rao - The Poet Anand Rao

Anand Rao working, Anand Rao trabalhando
Anand Rao tem 20 livros publicados. Nesta entrevista exclusiva ele fala sobre sua trajetória poética.

Quando você começou a escrever poesia?

Anand Rao – Comecei em 1979 e não mais parei. Publiquei 20 livros de poesia e há alguns anos não publico pois, senti a mudança para o e-book. Hoje estou publicando meus poemas na internet.

Quem influencia teus escritos?

Anand Rao – Li muito Drummond e Bandeira. Gosto muito de ler os amigos, adoro Carpinejar, Artur Gomes, Menezes Y Morais, Cezário de Souza (hoje Luis César), Jidduh, Wilmar Silva, enfim, gosto dos poetas vivos.

Quais os teus objetivos atuais?

Anand Rao – Me dedicar aos Blogs Literatura no Detalhe, Música no Detalhe, Anand Rao Músico, Relatos e Viagens pelo Mundo do qual sou editor. Me dedicar ao facebook e my space. Enfim... Me dedicar à comunicação utilizando a Teconologia de Informação.

E o governo valoriza a Literatura?

Anand Rao – Não sei dos projetos governamentais. Raramente consegui verba governamental para realizar meus trabalhos, portanto, não tenho opinião sobre a questão.

Você consegue viver de Literatura?

Anand Rao – De forma alguma. O jornalismo me dá dinheiro, a música as vezes e a literatura nunca.

Sua literatura é muito criticada?

Anand Rao – A internet possibilita poucas respostas. Não sei e se for não ligo, vou continuar a escrever até morrer.

Alguma questão ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Anand Rao – Gostaria de colocar que todos os poetas, escritores, enfim, todos que atuam na literatura têm seu espaço no Blog Literatura no Detalhe cujo o e-mail é literaturanodetalhe@gmail.com

Literatura no Detalhe

Version in English by Google

Anand Rao has published 20 books. In this exclusive interview he talks about his poetic trajectory.

When did you start writing poetry?

Anand Rao - I started in 1979 and no longer stopped. I have published 20 books of poetry and a few years ago do not publish it, I felt the move to e-book. Today I am publishing my poems on the Internet.

Who influences your writing?

Anand Rao - I read a lot, and Flag Drummond. I love reading friends, I love Carpinejar, Artur Gomes, Menezes Y Morais, Cezário de Souza (now Cesar Luis), Jidduh, Wilmar Silva, finally, I like living poets.

What are your current goals?

Anand Rao - dedicate to me Blog Literature in detail, Detail in Music, Anand Rao Musician, Reports and Travel the World of which I am editor. Devote myself to my space and facebook. Anyway ... Devote myself to the communication using the Teconologia Information.

And the government values ​​the Literature?

Anand Rao - I do not know of government projects. Rarely get government funding to accomplish my work, so I have no opinion on the issue.

You can live in Literature?

Anand Rao - Not at all. Journalism gives me money, sometimes the music and literature ever.

His writing is often criticized?

Anand Rao - The Internet provides few answers. I do not know and do not care if I will continue writing until I die.

Some question was pending that would like to put this interview?

Anand Rao - I would put that all poets, writers, and anyone working in literature have a place in the Literature Blog Detail whose email is literaturanodetalhe@gmail.com

Literature in Detail